segunda-feira, 24 de março de 2014

   Bem vindos. Vamos conhecer a origem da família:

Em 2010 após ter encontrado no Orkut, a comunidade família Caxiado, criada por Valter Zeola Caxiado, de Campo Grande-MS, me animei a pesquisar sobre esta família que, até onde sei, teve início no final do século XIX. Fiz contato com algumas pessoas para obter informações, com intuito de escrever um livro, que esclarecesse a origem dessa família. Achei que seria importante mostrar os desafios que enfrentamos para nos colocarmos no patamar em que estamos e, provar que somos capazes de fazer nosso destino, sendo úteis, admirados e por consequência, felizes. Entretanto, por conta dos meus afazeres e algumas dificuldades, abortei a ideia do livro. No início deste ano, 2014, ocorreu-me que talvez fosse interessante criar um blog, onde iniciaríamos postando as primeiras novidades e, posteriormente com a descoberta de novos membros faríamos um trabalho mais consistente. Neste primeiro momento, pensamos em disponibilizar um espaço para que cada pessoa interessada (da família) possa manifestar-se com suas histórias e depoimentos. Achamos também, que os interessados, tenham a chance de escrever uma síntese de sua biografia narrada com suas próprias palavras, onde constará nome dos pais, avós, tios, primos, irmãos, nível intelectual, social e profissional além, de naturalidade, cidade onde reside e contato. Claro, não é obrigatório detalhes!  Com a criação deste blog, acreditamos que será o primeiro passo para documentarmos a história desta família. Assim espero e, conto com o apoio de todos, Obrigado! Abraços!

                                         Tita Caxiado.

                                             *******
                      Vamos conhecer as duas figuras                                     primordiais na constituição da família:
                   João Caxiado da Silva, grupo "A"
                e José Caxiado da Silva, Grupo "B"


Origem do nome Caxiado

Este é o homem responsável pela descoberta sobre a origem do nome Caxiado atribuído a nossa família, no final do século XIX. Ele tinha cinco irmãos, três homens: Antonio, Lourenço, Orlando e duas mulheres: Mariana e Quitéria. Tudo começou pelo seu irmão Orlando, que tinha cabelos cacheados e as pessoas da comunidade resolveram apelidá-lo por cacheado e, assim aconteceu aos demais membros da família.  Mais tarde, Por volta da década de 30, já no século xx, passaram a exigir documentos, e foi então que eles, por conta própria, adotaram o simples Caxiado com xi. Contudo, ainda hoje encontramos na família pessoas identificadas pelo Cachiado com CHI, (e, não com CHE) que é o caso do meu tio, Job Cachiado e, suas duas filhas que residem na cidade de Venturosa-PE. Sabemos, através de pesquisas, que as raízes desta família são fincadas no interior de Pernambuco, nas regiões, sertão e agreste do estado, mais propriamente, nas cidades de Alagoinha, Pesqueira, Venturosa, Garanhuns e Paranatama, que antes era conhecida por Serrinha de Catimbau e, reduto dos Caxiados.

  Precursor da geração dos Caxiados do grupo B



Este é o outro homem responsável pela nova geração de Caxiados, que classificamos em grupo “B”. José Caxiado da Silva, ainda jovem, chegou a terras estranhas, enfrentou dificuldades e com disposição, trabalho e coragem adquiriu terras. Casou-se e constituiu família. No auge das suas forças, venceu desafios e escreveu sua história. Não deve ter sido fácil, conviver com a saudade, se estabelecer em terras alheias e conseguir formar uma geração de pessoas com dignidade. Por isso mesmo é que todos nós, daqui ou de lá, temos orgulho de dizer que ele é um herói digno e merecedor do nosso respeito,admiração e carinho.
Detalhe: trocou de cidade, mas não trocou seu verdadeiro nome. E, essa sua autenticidade, nos permitiu a descoberta, aproximação e, a unificação de uma família dividida por acaso do destino.

                                                  A família

 A família tornou-se conhecida por conflitos, onde alguns membros destacaram-se pelos seus atos de coragem, bem como, seus métodos de fazer sua própria justiça. Por conta dessas ações, surgiram as perseguições que desestruturou a família e forçou a fuga de muitos deles para outras regiões do país. É importante salientar quê, muitas pessoas má intencionadas, aproveitaram-se das circunstâncias, para promover desordens sob a fama da nossa família e, esses atos negativos contribuíram para fragmentar nossa gente. Mas, o que nos importa hoje é informar as novas gerações das suas origens. E, para melhor compreender essa nova era, classificamos a família em dois grupos: A e B. O grupo “A,” são os Caxiados de Pernambuco, na região nordeste e, o grupo “B” são os Caxiados dos estados de Goiás, Mato Grosso, na região sul e parte central do país. Entretanto, temos encontrado Caxiados em outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. 
     



80 comentários:

  1. Estou feliz de poder visualizar as primeiras postagens e agradeço imensamente, as pessoas que apoiaram a minha ideia de criar este blog. Ao amigo Valdeci Silva que está construindo o designer, a minha esposa Fernanda que me ajuda digitar e tratar as fotos, Ao primo Eferson Caxiado colaborador e parceiro interessado em desvendar as nossas origens. Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou josevan filho di Cícero caxiado

      Excluir
    2. Olá, minha bisavó era irmã de Elvira caxiado, que era mulher de João caxiado. Todos de Venturosa. Minha bisavó casou com Joaquim Bispo que ao me ver também era primo dos caxiados. Não sei se é correto esse parentesco. Sei que tem história essa família. Minha mãe conta que Estêvão caxiado tocou a noite todo pra o bando de lampião. E também que Joana darc caxiado e afilhada de Luiz Gonzaga o rei do baião. Veja e me diga se somos parentes. Rsrs abraço.

      Excluir
  2. bom dia, sou filho da cidade de Paranatama antiga serrinha, sou neto de chiquinha caxiado filho de maria caxiado, hoje moro em Garanhuns, estou muito feliz em saber que nossa família e simplesmente maravilhosa, meu nome não pega caxiado pois os mais novos nao ficaram com caxiado por um acordo que houve com os mais antigo, mais sou caxiado com muito orgulho e estou para servi a familia em qualquer aspecto um abraçõ para todos meu nome e SUENILDO

    ResponderExcluir
  3. Olá Suenildo! Estou feliz por encontrar mais um membro da nossa família. Agradeço pelo comentário e gostaria de fazer contato para colher mais informações. Meu e-mail é museucaxiado@hotmail.com
    Também pode me encontrar no face book: Tita Caxiado Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Tita por disponibilizar o conhecimento de nossas origens minha família vai ficar muito feliz de saber. Abraço meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ WALTER! OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. CASO QUEIRA PARTICIPAR DO BLOG NOS ENVIE INFORMAÇÕES PARA museucaxiado!hotmail.com ABRAÇOS.

      Excluir
  5. ola,meu nome é josemi ..moro no interior de s.paulo e procuro pelo meu avô Manuel Pinheiro Caxiado .gostaria de saber se é da familia de vcs qualquer coisa me avisem josemi.155@hotmail.com telefone 014 996094147

    ResponderExcluir
  6. Minha familia tbm é caxiado.. meu nome Tamires Caxiado meu bisavô se chamava francisco caxiado casado com maria leonor da silva que sao do rio grande do norte.. poço branco e tbm tem em natal.. sou de santos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ TAMIRES! OBRIGADO PELO COMENTÁRIO E INFORMAÇÃO. CASO QUEIRA PARTICIPAR DESTE BLOG, NOS ENVIE SUAS INFORMAÇÕES PARA O SEGUINTE ENDEREÇO: museucaxiado@hotmail.com ABRAÇOS DO SEU PRIMO PERNAMBUCANO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá sou Wellington Carlos Caxiado , filho de Raimundo Caxiado subrinho, meus avós são Francisco Caxiado e Maria Leonor Caxiado.. todos do Rio grande do norte ..tenho 4 filhos e todos Caxiados com muito orgulho, Sou de Santos - SP

      Excluir
  8. Boa tarde sou Rogério Soares da Luz Barbosa. Segunda do minha família tbm somos descendentes da família caxiado, de Serrinha de Catimbau.

    Meu face. www.facebook.com/segravacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ROGÉRIO, OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. FICO CONTENTE EM ENCONTRAR MEMBROS DA NOSSA FAMÍLIA. SE PUDER ME ADICIONE NO FACE BOOK CAXIADO CAXIADO. TAMBÉM PODE ENVIAR E-MAIL museucaxiado@hotmail.com
      Abraços de Pernambuco

      Excluir
  9. Boa tarde sou Rogério Soares da Luz Barbosa. Segunda do minha família tbm somos descendentes da família caxiado, de Serrinha de Catimbau.

    Meu face. www.facebook.com/segravacoes

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou filha de Carlos Antônio Cadeado (erro de escrivão) de uma família de Cacheados. Somos da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. PRECISAMOS descobrir o parentesco entre nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi eu so raimundo caxiado filho de francisco caxiado moro e sao paulo

      Excluir
  11. Respostas
    1. OK JOANA D'ARC! SEJA MUITO BEM VINDA E OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO. ABRAÇOS DOS PARENTES DE PERNAMBUCO.
      TITA CAXIADO

      Excluir
  12. Ola sou Leila Caxiado filha de Helena caxiado neta de Geraldo Caxiado, meu avô não soube contar muito da família, so sabemos que os pais dele vieram de.Pernambuco e morream quando ele ainda criança, por isso ele não lembrava de ninguém da família deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ LEILA! OBRIGADO PELO SEU DEPOIMENTO. COM CERTEZA SUA ORIGEM É PERNAMBUCANA! PERMITA-ME TE CHAMAR DE PRIMA! EMBORA O PARENTESCO SEJA DISTANTE, SOMOS UMA FAMÍLIA. ABRAÇOS PRIMA.

      Excluir
    2. Sou josevan filho di Cícero caxiado

      Excluir
  13. Olá meu nome é Lucas Alan da Silva. Estou fazendo a árvore genealógica dá minha família que em seus primórdios chamava-se Aleixo e também Caxiado. Vendo a história dá família Caxiado percebi que ela bate exatamente com as histórias que meu avô conta de como seus bisavós trocaram o sobrenome Caxiado para Silva por causa dos conflitos. Gostaria de saber mais sobre este assunto e se áh alguma história assim que você conheça. Ficarei grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ LUCAS! OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO E PARABÉNS PELO DESEJO DE FORMAR SUA ÁRVORE GENEALÓGICA. COM CERTEZA SUA ORIGEM É PERNAMBUCANA. ESTOU MUITO FELIZ DE ENCONTRÁ-LO. ME ADICIONE NO FACEBOOK E NO INSTAGRAN TAMBÉM: CAXIADO CAXIADO. GRANDE ABRAÇO PRIMO.

      Excluir
  14. ola meu nome e raimundo caxiado sobrinho meu pai francisco caxiado da silva neto antonio caxiado ambps falecido moro sp minha familia mora em poco branco outros moram santos.sp fico muito contente em saber mais noticia das nosa familia espalhapa por este mundo afora obrigado raimundo caxiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba pai achei que era só agente,mas a família é imensamente maior kkkk muito legal ...o mundo é Caxiado kkk

      Excluir
  15. ola meu nome e raimundo caxiado sobrinho meu pai francisco caxiado da silva neto antonio caxiado ambps falecido moro sp minha familia mora em poco branco outros moram santos.sp fico muito contente em saber mais noticia das nosa familia espalhapa por este mundo afora obrigado raimundo caxiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAIMUNDO CAXIADO, BOM DIA! FICO MUITO FELIZ DE ENCONTRAR PESSOAS INTERESSADAS NA HISTÓRIA DA FAMÍLIA. TENHO A ALEGRIA DE SABER QUE MEU TRABALHO ESTÁ SENDO COMPENSADO. COM CERTEZA A ORIGEM DA NOSSA FAMÍLIA É PERNAMBUCANA. CUSTUMO CHAMAR DE PRIMO AOS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE VOU ENCONTRANDO. VALEU PRIMO, GRANDE ABRAÇO. ME ADICIONE NO FACE BOOK. CAXIADO CAXIADO.

      Excluir
  16. O meu Deus a história bate certinho com o meu pai contava.Faço parte dos Caxiados" que fugiram de Pernambuco (mas nasci la)sou neta do Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ FABIANA NUNES! PERDOE-ME A DEMORA PARA TE RESPONDER. AGRADEÇO PELO COMENTÁRIO! GOSTARIA QUE ME ADICIONASSE NO FACEBOOK CAXIADO CAXIADO, PARA QUE PUDÉSSEMOS TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS PARENTES.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. OLÁ FABIANA! SE VOCÊ TIVER FACEBOOK, ME ADICIONE. MEU NOVO PERFIL É : CAXIADOCAXIADO II TENHA UM BOM DIA.

      Excluir
  17. Meu falecido avo é caxiado, meu pai ainda leva o nome, não acredito que encontrei a origem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ UNKNOUN! FIQUEI CONTENTE COM SEU COMENTÁRIO E GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES. ME ADICIONE NO FACEBOOK CAXIADO CAXIADO.ABRAÇOS.

      Excluir
  18. Olá me chamo José Armando Caxiado e minha geração vem lá da Bahia e meu bisavô chamava se José Pereira Caxiado intereço em saber mais sobre minha geração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA JOSÉ ARMANDO CAXIADO, DESCULPE A DEMORA AMIGO. SE VOCÊ TIVER FACEBOOK GENTILEZA ADICIONAR CAXIADO CAXIADO II VAI FACILITAR NOSSA COMUNICAÇÃO. ABRAÇOS.

      Excluir
    2. Olá sou josevan caxiado filho Cícero caxiado so conheço marcilio caxiado meu primo e gostaria de conhecer mais alguns da família não alcancei conhecer meu pai mais tenho muito orgulho de ser dessa família se alguém quiser mim conhecer pode entrar em contato com esse número pega zap também 087991349051

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ CRISNARA!PERDOE-ME A DEMORA DA RESPOSTA.VOCÊ TEM FACEBOOK OU WHATSAPP? FACILITARIA NOSSA COMUNICAÇÃO. MEU FACE: CAXIADO CAXIADO II GENTILEZA ME ADICIONAR. TENHA UM BOM DIA PRIMA!

      Excluir
    2. Meu zapjosevan caxiado mim adicione 87981281700

      Excluir
  20. Ola,minha avo se chamava Angelina Maria DOS santos era da regiao de serrinha Pernambuco me dizia sempre quello decendia DOS caxiados,vostri obrigada

    ResponderExcluir
  21. De qual ligar Veio o sr José caxiados da Silva ?

    ResponderExcluir
  22. OLÁ AMIGO OU AMIGA! (VOCÊ NÃO DEIXOU SEU NOME)JOSÉ CAXIADO DA SILVA, QUE FORMOU A FAMILIA CAXIADO "B" FOI CRIADO PELA MINHA BISAVÓ NA CIDADE DE SERRINHA. HÁ TAMBÉM OUTRO JOSÉ CAXIADO QUE MORA NA CIDADE DE GARANHUNS - PE E QUE AINDA ESTÁ VIVO COM 93 ANOS. ESTE É PRIMO DO MEU PAI QUE TAMBÉM ESTÁ VIVO E MORA NA CIDADE DE VENTUROSA-PE. EU TAMBÉM ME CHAMO JOSÉ CAXIADO DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Desculpe pela distracao,esqueci de me identificar, me chamo Eunice Maria da Costa, Como eu disse acima,minha vo era Angelina Maria dos Santo.era casada com Julio Malaquias.sempre fessa regiao, gostaria de saber qualquer coisa dà minha familia, obrigada

      nice.mdcosta@gmail

      Excluir
  23. WELLINGTON DAMAS CAXEADO. De Belo Horizonte, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Somos de BH também. Podemos nos contactar?

      Excluir
    2. Sei que os parentes do meu avô João Alves Cacheado são do Bairro Santa Efigênia da Rua Resedá, tinha um irmão que se chamava Jorge Alves Cacheado, Filha Angelita de Cassia Cacheado França, Maria Ephigenia de Souza Cacheado, Antônio Carlos Cacheado, Cristina Alves de Oliveira, Lucas Cacheado França, Hudson Cacheado França, mas não os conheço.

      Excluir
  24. OLÁ EDUARDO! GENTILEZA ME ADICIONAR FACEBOOK CAXIADO CAXIADO II OBRIGADO.

    ResponderExcluir
  25. Olá,eu me chamo Alexandre cacheado da silSi Filho de pascoal cacheado da Silva,ele nascido em Serrinha de Garanhus PE, gostaria de saber se faço parte da família caxiado de Pernambuco,se alguém conhece o meu pai?

    ResponderExcluir
  26. Olá meu nome é Alexandre cacheado da Silva sou filho de pascoal cacheado da Silva,ele é nascido em Serrinha de Garanhus PE gostaria de saber se alguém reconhece o meu pai como menbrmdos caxiado,agu agua retorno muito obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Acabei de descobrir através do meu pai que sou bisneta de José Caxiado da Silva.

    ResponderExcluir
  28. Adriano dos santos
    Sou neto de José cachiado

    ResponderExcluir
  29. Orgulho em carregar esse sobrenome !

    ResponderExcluir
  30. Sou Filho de José caxeado
    Neto de Manoel caxeado!!

    ResponderExcluir
  31. Me chamo camila Rodrigues caxiado adorei conhece a história
    Sera que todos nois caxiado somos parentes

    ResponderExcluir
  32. Meu bisavô era de Paranatama era caxiado também

    ResponderExcluir
  33. Olá,
    Sou de uma família Cacheado (avô e tios), mas meu pai foi registrado Caxeado. Moramos em MG.
    Temos desejo de conhecer a origem deste nome. Será que somos todos de mesma origem? Pedirei minha vó a certidão de casamento dela, se houver.
    Uma convençao de quem assina Caxeado(chi, che e xi) seria muito legal.

    ResponderExcluir
  34. Oi me chamo Rosilda,sou neta de José Carlos cacheado . Muito bom vê quê tem muitos da família. Minha mãe se chama Ana Lucia cachiado.ela veio de Garanhuns ainda criança com seus 12,13 anos ...depois quê sua mãe morreu . Ela não queria ficar em Garanhuns com meu avô na época e fugiu . Até hoje vive em Recife Pernambuco.

    ResponderExcluir
  35. Cheguei anos atrás ir em Garanhuns,tentar conhecer meu avô de perto. Na época fui na sorte pra vê onde residiam. Tenho três ou é quatro tios do segundo casamento de meu avô. Não me aprofundei no momento quê os vi ,pra não achar quê fui atrás de bens. Mas claro almejava ter contato com eles ,me lembro nomes de uns dos tios: Eraldo ,eralda....e aí vai. Mas em fim . Sempre foi meu desejo vê de perto e sentir o afeto deles . Um dia quem sabe há de eu encontrar Lis novamente.

    ResponderExcluir
  36. Ola boa tarde me chamo Andréia caxiado sou neta de Raimundo Caxiado da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andreia. Obrigado por visitar o blog. Temos um grupo da família Caxiado no facebook para trocarmos informações. Gentileza adicionar caxiadocaxiado. Te aguardo

      Excluir
  37. Olá sou parente da famíli caxiado. Não dei se é a mesma mais sou neta de José caxiado da Silva

    ResponderExcluir
  38. Minha família mora uma boa parte em Pernambuco.

    ResponderExcluir
  39. Olá sou neta de José caxiado moro no interior de São Paulo meu tio que tem o mesmo nome que meu vô mora no interior de Pernambuco cidade de Surubim ele conta toda a história dos caxiado principalmente quando colocaram lampião e Maria bonita para correr porque ameaçaram o irmão do meu vô

    ResponderExcluir
  40. O meu pai Pedro Tibúrcio da Silva foi funcionário de ze caxiado por 17 anos no sítio mocos estado de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  41. suenildo sou bisneto de Antônio Francisco do nascimento caxiado de jurema pe , morei em lajedo e conheci Garanhuns e estou morando em são Paulo mais meus parentes estão espalhado nessas cidades que citei .

    ResponderExcluir
  42. Olá, boa noite o meu nome é Josias da Silva e eu sou tataraneto de Maria da Conceição Caxiado, que a mesma foi casada com Manoel Estevão; eles eram da região de Brejão, Mucambo ou Capoeira de dentro nas proximidades de Garanhuns/PE.
    A minha mãe nasceu em Garanhuns... E ela que está me contando está me contando neste exato momento esta história...
    Quero parabenizá-lo por este blog... Um forte abraço!!!

    ResponderExcluir
  43. OLÁ, meu nome é Betânia ventura da silva, filha de Elizeu caxiado da silva, neta de José caxiado da silva, (família caxiado B) meu avô caxiado, casou com djeni Maria bezerra da silva, tiverão 14 filhos, Odario caxiado, Paulo caxiado, Jason caxiado(falecido), Elizeth caxiado, Eliana caxiado, Eliene caxiado, Elizeu caxiado, Josué caxiado, Joel caxiado, Ezequias caxiado, Enoque caxiado(falecido), Eliazama caxiado (falecida), Elias caxiado (falecido).

    ResponderExcluir
  44. Quem foi Herculano Caxiado? Podem me ajudar. Era da região de Serrinha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Também gostaria de saber mais sobre ele! O que ele era seu?

      Excluir
    2. Também gostaria de saber, meu avô se chamava José Herculano Cachiado e meu pai conta que ele nunca falou nada da família, não conhecemos ninguém da família dele. Meu avô residiu por muitos akos em São José do Egito - PE. Mas meu pai nasceu em Garanhuns em 1958.

      Excluir
  45. Sou Gustavo Caxiado
    Filho de Gevan Caxiado
    Neto de Eliana Caxiado
    Bisneto de José Caxiado
    Muito orgulho dessa família

    ResponderExcluir
  46. Olá Gustavo. A nossa família tem personagens que nos orgulha. Seu bisavô era um desses. Obrigado pelo comentário.Abraços dos Caxiado de Pernambuco.

    ResponderExcluir
  47. Minha bisavó por parte de materna era uma caxiado o nome dela era Luiza caxiado do nascimento morava aqui no Ceará Maranguape se alguém saber da alguma coisa um irmão ou pai me avisem pfvr

    ResponderExcluir