segunda-feira, 24 de março de 2014

   Bem vindos. Vamos conhecer a origem da família:

Em 2010 após ter encontrado no Orkut, a comunidade família Caxiado, criada por Valter Zeola Caxiado, de Campo Grande-MS, me animei a pesquisar sobre esta família que, até onde sei, teve início no final do século XIX. Fiz contato com algumas pessoas para obter informações, com intuito de escrever um livro, que esclarecesse a origem dessa família. Achei que seria importante mostrar os desafios que enfrentamos para nos colocarmos no patamar em que estamos e, provar que somos capazes de fazer nosso destino, sendo úteis, admirados e por consequência, felizes. Entretanto, por conta dos meus afazeres e algumas dificuldades, abortei a ideia do livro. No início deste ano, 2014, ocorreu-me que talvez fosse interessante criar um blog, onde iniciaríamos postando as primeiras novidades e, posteriormente com a descoberta de novos membros faríamos um trabalho mais consistente. Neste primeiro momento, pensamos em disponibilizar um espaço para que cada pessoa interessada (da família) possa manifestar-se com suas histórias e depoimentos. Achamos também, que os interessados, tenham a chance de escrever uma síntese de sua biografia narrada com suas próprias palavras, onde constará nome dos pais, avós, tios, primos, irmãos, nível intelectual, social e profissional além, de naturalidade, cidade onde reside e contato. Claro, não é obrigatório detalhes!  Com a criação deste blog, acreditamos que será o primeiro passo para documentarmos a história desta família. Assim espero e, conto com o apoio de todos, Obrigado! Abraços!

                                         Tita Caxiado.

                                             *******
                      Vamos conhecer as duas figuras                                     primordiais na constituição da família:
                   João Caxiado da Silva, grupo "A"
                e José Caxiado da Silva, Grupo "B"


Origem do nome Caxiado

Este é o homem responsável pela descoberta sobre a origem do nome Caxiado atribuído a nossa família, no final do século XIX. Ele tinha cinco irmãos, três homens: Antonio, Lourenço, Orlando e duas mulheres: Mariana e Quitéria. Tudo começou pelo seu irmão Orlando, que tinha cabelos cacheados e as pessoas da comunidade resolveram apelidá-lo por cacheado e, assim aconteceu aos demais membros da família.  Mais tarde, Por volta da década de 30, já no século xx, passaram a exigir documentos, e foi então que eles, por conta própria, adotaram o simples Caxiado com xi. Contudo, ainda hoje encontramos na família pessoas identificadas pelo Cachiado com CHI, (e, não com CHE) que é o caso do meu tio, Job Cachiado e, suas duas filhas que residem na cidade de Venturosa-PE. Sabemos, através de pesquisas, que as raízes desta família são fincadas no interior de Pernambuco, nas regiões, sertão e agreste do estado, mais propriamente, nas cidades de Alagoinha, Pesqueira, Venturosa, Garanhuns e Paranatama, que antes era conhecida por Serrinha de Catimbau e, reduto dos Caxiados.

  Precursor da geração dos Caxiados do grupo B



Este é o outro homem responsável pela nova geração de Caxiados, que classificamos em grupo “B”. José Caxiado da Silva, ainda jovem, chegou a terras estranhas, enfrentou dificuldades e com disposição, trabalho e coragem adquiriu terras. Casou-se e constituiu família. No auge das suas forças, venceu desafios e escreveu sua história. Não deve ter sido fácil, conviver com a saudade, se estabelecer em terras alheias e conseguir formar uma geração de pessoas com dignidade. Por isso mesmo é que todos nós, daqui ou de lá, temos orgulho de dizer que ele é um herói digno e merecedor do nosso respeito,admiração e carinho.
Detalhe: trocou de cidade, mas não trocou seu verdadeiro nome. E, essa sua autenticidade, nos permitiu a descoberta, aproximação e, a unificação de uma família dividida por acaso do destino.

                                                  A família

 A família tornou-se conhecida por conflitos, onde alguns membros destacaram-se pelos seus atos de coragem, bem como, seus métodos de fazer sua própria justiça. Por conta dessas ações, surgiram as perseguições que desestruturou a família e forçou a fuga de muitos deles para outras regiões do país. É importante salientar quê, muitas pessoas má intencionadas, aproveitaram-se das circunstâncias, para promover desordens sob a fama da nossa família e, esses atos negativos contribuíram para fragmentar nossa gente. Mas, o que nos importa hoje é informar as novas gerações das suas origens. E, para melhor compreender essa nova era, classificamos a família em dois grupos: A e B. O grupo “A,” são os Caxiados de Pernambuco, na região nordeste e, o grupo “B” são os Caxiados dos estados de Goiás, Mato Grosso, na região sul e parte central do país. Entretanto, temos encontrado Caxiados em outros estados como Bahia, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e São Paulo. 
     



38 comentários:

  1. Estou feliz de poder visualizar as primeiras postagens e agradeço imensamente, as pessoas que apoiaram a minha ideia de criar este blog. Ao amigo Valdeci Silva que está construindo o designer, a minha esposa Fernanda que me ajuda digitar e tratar as fotos, Ao primo Eferson Caxiado colaborador e parceiro interessado em desvendar as nossas origens. Que Deus nos ajude!

    ResponderExcluir
  2. bom dia, sou filho da cidade de Paranatama antiga serrinha, sou neto de chiquinha caxiado filho de maria caxiado, hoje moro em Garanhuns, estou muito feliz em saber que nossa família e simplesmente maravilhosa, meu nome não pega caxiado pois os mais novos nao ficaram com caxiado por um acordo que houve com os mais antigo, mais sou caxiado com muito orgulho e estou para servi a familia em qualquer aspecto um abraçõ para todos meu nome e SUENILDO

    ResponderExcluir
  3. Olá Suenildo! Estou feliz por encontrar mais um membro da nossa família. Agradeço pelo comentário e gostaria de fazer contato para colher mais informações. Meu e-mail é museucaxiado@hotmail.com
    Também pode me encontrar no face book: Tita Caxiado Abraços

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Tita por disponibilizar o conhecimento de nossas origens minha família vai ficar muito feliz de saber. Abraço meu caro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ WALTER! OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. CASO QUEIRA PARTICIPAR DO BLOG NOS ENVIE INFORMAÇÕES PARA museucaxiado!hotmail.com ABRAÇOS.

      Excluir
  5. ola,meu nome é josemi ..moro no interior de s.paulo e procuro pelo meu avô Manuel Pinheiro Caxiado .gostaria de saber se é da familia de vcs qualquer coisa me avisem josemi.155@hotmail.com telefone 014 996094147

    ResponderExcluir
  6. Minha familia tbm é caxiado.. meu nome Tamires Caxiado meu bisavô se chamava francisco caxiado casado com maria leonor da silva que sao do rio grande do norte.. poço branco e tbm tem em natal.. sou de santos

    ResponderExcluir
  7. OLÁ TAMIRES! OBRIGADO PELO COMENTÁRIO E INFORMAÇÃO. CASO QUEIRA PARTICIPAR DESTE BLOG, NOS ENVIE SUAS INFORMAÇÕES PARA O SEGUINTE ENDEREÇO: museucaxiado@hotmail.com ABRAÇOS DO SEU PRIMO PERNAMBUCANO.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde sou Rogério Soares da Luz Barbosa. Segunda do minha família tbm somos descendentes da família caxiado, de Serrinha de Catimbau.

    Meu face. www.facebook.com/segravacoes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ ROGÉRIO, OBRIGADO PELO COMENTÁRIO. FICO CONTENTE EM ENCONTRAR MEMBROS DA NOSSA FAMÍLIA. SE PUDER ME ADICIONE NO FACE BOOK CAXIADO CAXIADO. TAMBÉM PODE ENVIAR E-MAIL museucaxiado@hotmail.com
      Abraços de Pernambuco

      Excluir
  9. Boa tarde sou Rogério Soares da Luz Barbosa. Segunda do minha família tbm somos descendentes da família caxiado, de Serrinha de Catimbau.

    Meu face. www.facebook.com/segravacoes

    ResponderExcluir
  10. Olá, sou filha de Carlos Antônio Cadeado (erro de escrivão) de uma família de Cacheados. Somos da região metropolitana de Belo Horizonte, MG. PRECISAMOS descobrir o parentesco entre nós.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. OK JOANA D'ARC! SEJA MUITO BEM VINDA E OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO. ABRAÇOS DOS PARENTES DE PERNAMBUCO.
      TITA CAXIADO

      Excluir
  12. Ola sou Leila Caxiado filha de Helena caxiado neta de Geraldo Caxiado, meu avô não soube contar muito da família, so sabemos que os pais dele vieram de.Pernambuco e morream quando ele ainda criança, por isso ele não lembrava de ninguém da família deles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ LEILA! OBRIGADO PELO SEU DEPOIMENTO. COM CERTEZA SUA ORIGEM É PERNAMBUCANA! PERMITA-ME TE CHAMAR DE PRIMA! EMBORA O PARENTESCO SEJA DISTANTE, SOMOS UMA FAMÍLIA. ABRAÇOS PRIMA.

      Excluir
  13. Olá meu nome é Lucas Alan da Silva. Estou fazendo a árvore genealógica dá minha família que em seus primórdios chamava-se Aleixo e também Caxiado. Vendo a história dá família Caxiado percebi que ela bate exatamente com as histórias que meu avô conta de como seus bisavós trocaram o sobrenome Caxiado para Silva por causa dos conflitos. Gostaria de saber mais sobre este assunto e se áh alguma história assim que você conheça. Ficarei grato pela ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ LUCAS! OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO E PARABÉNS PELO DESEJO DE FORMAR SUA ÁRVORE GENEALÓGICA. COM CERTEZA SUA ORIGEM É PERNAMBUCANA. ESTOU MUITO FELIZ DE ENCONTRÁ-LO. ME ADICIONE NO FACEBOOK E NO INSTAGRAN TAMBÉM: CAXIADO CAXIADO. GRANDE ABRAÇO PRIMO.

      Excluir
  14. ola meu nome e raimundo caxiado sobrinho meu pai francisco caxiado da silva neto antonio caxiado ambps falecido moro sp minha familia mora em poco branco outros moram santos.sp fico muito contente em saber mais noticia das nosa familia espalhapa por este mundo afora obrigado raimundo caxiado

    ResponderExcluir
  15. ola meu nome e raimundo caxiado sobrinho meu pai francisco caxiado da silva neto antonio caxiado ambps falecido moro sp minha familia mora em poco branco outros moram santos.sp fico muito contente em saber mais noticia das nosa familia espalhapa por este mundo afora obrigado raimundo caxiado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. RAIMUNDO CAXIADO, BOM DIA! FICO MUITO FELIZ DE ENCONTRAR PESSOAS INTERESSADAS NA HISTÓRIA DA FAMÍLIA. TENHO A ALEGRIA DE SABER QUE MEU TRABALHO ESTÁ SENDO COMPENSADO. COM CERTEZA A ORIGEM DA NOSSA FAMÍLIA É PERNAMBUCANA. CUSTUMO CHAMAR DE PRIMO AOS MEMBROS DA FAMÍLIA QUE VOU ENCONTRANDO. VALEU PRIMO, GRANDE ABRAÇO. ME ADICIONE NO FACE BOOK. CAXIADO CAXIADO.

      Excluir
  16. O meu Deus a história bate certinho com o meu pai contava.Faço parte dos Caxiados" que fugiram de Pernambuco (mas nasci la)sou neta do Antônio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ FABIANA NUNES! PERDOE-ME A DEMORA PARA TE RESPONDER. AGRADEÇO PELO COMENTÁRIO! GOSTARIA QUE ME ADICIONASSE NO FACEBOOK CAXIADO CAXIADO, PARA QUE PUDÉSSEMOS TROCAR INFORMAÇÕES SOBRE NOSSOS PARENTES.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. OLÁ FABIANA! SE VOCÊ TIVER FACEBOOK, ME ADICIONE. MEU NOVO PERFIL É : CAXIADOCAXIADO II TENHA UM BOM DIA.

      Excluir
  17. Meu falecido avo é caxiado, meu pai ainda leva o nome, não acredito que encontrei a origem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ UNKNOUN! FIQUEI CONTENTE COM SEU COMENTÁRIO E GOSTARIA DE TROCAR INFORMAÇÕES. ME ADICIONE NO FACEBOOK CAXIADO CAXIADO.ABRAÇOS.

      Excluir
  18. Olá me chamo José Armando Caxiado e minha geração vem lá da Bahia e meu bisavô chamava se José Pereira Caxiado intereço em saber mais sobre minha geração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. BOM DIA JOSÉ ARMANDO CAXIADO, DESCULPE A DEMORA AMIGO. SE VOCÊ TIVER FACEBOOK GENTILEZA ADICIONAR CAXIADO CAXIADO II VAI FACILITAR NOSSA COMUNICAÇÃO. ABRAÇOS.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLÁ CRISNARA!PERDOE-ME A DEMORA DA RESPOSTA.VOCÊ TEM FACEBOOK OU WHATSAPP? FACILITARIA NOSSA COMUNICAÇÃO. MEU FACE: CAXIADO CAXIADO II GENTILEZA ME ADICIONAR. TENHA UM BOM DIA PRIMA!

      Excluir
  20. Ola,minha avo se chamava Angelina Maria DOS santos era da regiao de serrinha Pernambuco me dizia sempre quello decendia DOS caxiados,vostri obrigada

    ResponderExcluir
  21. De qual ligar Veio o sr José caxiados da Silva ?

    ResponderExcluir
  22. OLÁ AMIGO OU AMIGA! (VOCÊ NÃO DEIXOU SEU NOME)JOSÉ CAXIADO DA SILVA, QUE FORMOU A FAMILIA CAXIADO "B" FOI CRIADO PELA MINHA BISAVÓ NA CIDADE DE SERRINHA. HÁ TAMBÉM OUTRO JOSÉ CAXIADO QUE MORA NA CIDADE DE GARANHUNS - PE E QUE AINDA ESTÁ VIVO COM 93 ANOS. ESTE É PRIMO DO MEU PAI QUE TAMBÉM ESTÁ VIVO E MORA NA CIDADE DE VENTUROSA-PE. EU TAMBÉM ME CHAMO JOSÉ CAXIADO DA SILVA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde!
      Desculpe pela distracao,esqueci de me identificar, me chamo Eunice Maria da Costa, Como eu disse acima,minha vo era Angelina Maria dos Santo.era casada com Julio Malaquias.sempre fessa regiao, gostaria de saber qualquer coisa dà minha familia, obrigada

      nice.mdcosta@gmail

      Excluir
  23. WELLINGTON DAMAS CAXEADO. De Belo Horizonte, Minas Gerais.

    ResponderExcluir
  24. OLÁ EDUARDO! GENTILEZA ME ADICIONAR FACEBOOK CAXIADO CAXIADO II OBRIGADO.

    ResponderExcluir